Como Tudo Começou
O SURGIMENTO DO CLUBE
A escolha do nome Esporte Clube Ginástico não foi de rápido consenso.
A ideia se materializou quando o técnico da Seleção Mineira Juvenil de Basquete, João Etienne Filho, e também comandante do time Grajaú, doou os uniformes desta extinta equipe para os rapazes sonhadores.
O G das camisas foi sugestivo para o batizado do GINÁSTICO.
A construção de um sonho
A ausência de uma sede definitiva ou centro de treinamentos não foi um impeditivo para esses jovens.
Inicialmente, as reuniões do clube se davam nas casas dos fundadores e em salas emprestadas.
A primeira sede oficial foi no Edifício Parc Royal, na rua da Bahia, 913, Centro. Em seguida, foi para o oitavo andar do Edifício Acaiaca, na avenida Afonso Pena, 867. Mas apenas a parte administrativa funcionava nestes locais.
Não existia área de treinamento e o time jogava na quadra emprestada do DI, da Polícia Militar, no Prado.
Depois, os jogos foram transferidos para a quadra recém construída do Colégio Estadual do Barro Preto, na avenida Augusto de Lima, onde hoje funciona o Fórum Lafayete.
Apesar de toda dificuldade, o Ginástico começou a se destacar e a acumular vitórias no basquete.
O entusiasmo tomou conta da equipe, que resolveu alugar uma casa na rua Ceará, 1.305, no bairro Funcionários, onde se firmou uma sede social e onde aconteciam festas para arrecadar recursos.
Uma quadra foi construída nesta sede, graças a uma doação de Sandoval de Azevedo Filho.
No entanto, o clube não consegue se manter e volta a funcionar de maneira improvisada nas residências dos diretores e jogadores.
SEM “CASA”, MAS VITORIOSO
Mesmo sem quadra, o Ginástico sempre se destacou no basquete. Um ano após a sua fundação, em 1947, ganhou o primeiro título de Campeão Metropolitano Juvenil e de Campeão da Divisão Especial.
E os resultados não foram diferentes nos anos seguintes, com várias vitórias nas categorias infantil, juvenil e adulto, tendo sido campeão nesta última categoria em 1951 e em 1952.
INSTALAÇÕES DEFINITIVAS
Em 1953, um dos fundadores do clube, Gerardo Renault, então vereador – aliás o vereador mais novo da história de Belo Horizonte até os dias atuais – apresenta ao prefeito Américo Renée Gianetti, um projeto propondo a doação de um terreno na Praça Milton Campos ao Ginástico.
O prefeito veta o projeto, mas os vereadores conseguem derrubar o veto em sessão secreta, e o terreno, onde era uma favela, foi doado ao clube.
Começa então a desocupação do espaço, o que demorou alguns anos, para, em seguida, surgirem as primeiras benfeitorias do Ginástico: um pequeno prédio para o funcionamento administrativo, uma quadra e uma piscina.
Os anos se passaram, e aos poucos, novas áreas foram erguidas, inclusive um ginásio, que funcionou até os anos 90, e hoje o clube é dotado de piscina adulta semiolímpica aquecida, piscina infantil com mini parque aquático, duas quadras poliesportivas, quadra de peteca/vôlei, campo de futebol gramado, quiosque com churrasqueira, salão social com mesa de sinuca e TV, saunas masculina e feminina, lanchonete, vestiários, parque aquático infantil, além de um Centro de Treinamento no bairro Buritis.
TRAJETÓRIA A PARTIR DA SEDE PRÓPRIA
A partir de 1953, quando o Ginástico conseguiu a sua primeira sede própria, os jogos e treinos se intensificaram e aumentaram as conquistas e o prestígio do clube.
Especialmente na categoria adulto, o time foi campeão em 1951, 1952, 1954, 1956 e 1957, voltando a sê-lo a partir de 1972 com grandes conquistas até meados dos anos 90, quando o Ginástico deixou de disputar a categoria.
Porém, sempre manteve bons resultados nas categorias de base ao longo dos anos.
Em 2105, foi campeão metropolitano e mineiro na categoria sub 14 e em 2016 a equipe adulta de basquete voltou às quadras para disputar a Liga Ouro.
HINO DO CLUBE
Preta e branca é nossa bandeira
que nos conduz sempre à vitória
nossas cores defenderemos,
Ginastinos sempre fomos e seremos
G de Prata é sensacional
sua glória uma tradição
Ginástico
Ginástico
Muitas vezes campeão
Preto de luta
branco de amor
são as cores
do meu pavilhão
salve o maior dos campeões
Ginástico do meu coração